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7 motivos para você treinar com o Kettlebell

by autor: Wanderson Houpillard - 18/10/2013
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7 motivos para você treinar com o Kettlebell

Metade dos resultados apresentados pelo treinamento com kettlebells são decorrentes do sistema de treinamento desenvolvido por Pavel Tsatsouline, o RKC (Russian Kettlebell Challenge). A outra metade é resultado do design do kettlebell, com sua alça grossa com um centro de gravidade compacto e fora do centro das mãos. Veja os 7 motivos:

  1. - O kettlebell é mais completa ferramenta para condicionamento físico quando na presença de desaceleração extrema. Comparando com os movimentos rápidos e de trocas de direção de esportes como futebol, handball e basquete, e se não há esse condicionamento apropriado para receber essas forças, a execução será aquém do necessário e com um alto risco de lesão. O treinamento de força normalmente utilizado, mesmo os movimentos olímpicos de potência não focam nesse aspecto, pelo peso ser normalmente largado ou colocado de forma lenta na posição inicial. A fase excêntrica do movimento tem uma importância especial na maneira que utilizamos os exercícios;


  2. - Essa sobrecarga dinâmica sobre os músculos do quadril os ativam para gerar uma contração muito rápida e intensa. O kettlebell é a ferramenta que proporciona o melhor desenvolvimento dessa extensão de quadril que gerará movimentos explosivos para quase todas as modalidades. Seja um salto, um chute ou um soco, quando realizados com precisão, serão gerados no quadril;


  3. - O kettlebell transforma suas costas numa região muito mais resistente às lesões. Exercícios únicos dentro da nossa técnica buscarão um condicionamento em diferentes ângulos, estaticamente e dinamicamente. Seria necessário se combinar levantamento olímpico, musculação, ioga, ginástica olímpica, cardio e algumas outras técnicas para se obter os mesmos resultados do treinamento com kettlebells.


  4. - O centro de gravidade fora do centro da pegada maximiza a força, flexibilidade e saúde dos ombros. A maioria dos Russos nunca ouviu falar de manguito rotador! E lesões de ombros são quase desconhecidas nas forças armadas russas. Eles treinam e testam seus soldados com arrancos com um braço só, com alto volume, com um kettlebell de 24 kgs ao invés de se testarem competindo com flexões de braço;


  5. - É um grande estímulo de força e resistência nos antebraços para pegadas. Sua alça grossa combinada com a atuação balística dos movimentos sobrecarregam os flexores no antebraço da mesma maneira que uma escalada. Usar o kettlebell de cabeça para baixo e outras atividades similares desenvolvem a capacidade de uma pegada mais forte e resistente, preservando assim a articulação do punho;


  6. - A posição e formato arredondado das alças permite a passagem dinâmica do peso de uma mão para a outra, para uma maior variedade de exercícios complexos, como malabares e transições aéreas, desenvolvendo uma força dinâmica não tradicional que prepara o corpo para situações inesperadas envolvendo sobrecarga e em diversos planos de movimento, diferentemente de um plano único dos exercícios convencionais; 


  7. - O kettlebell proporciona uma liberdade infinita de movimentos. Diz-se que os kettlebells são para os pesos livres o que os halteres e barras são para as máquinas. Controlar um kettlebell com maestria equivale ao manuseio de armas medievais, como a espada, o machado e a lança, permitindo uma sensação de liberdade de movimento ao mesmo tempo apresentando uma certa agressividade.
Fonte: www.ArtedaForça.com.br

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Wanderson Houpillard
Autor: Wanderson Houpillard
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