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CLUBBELL

by autor: Wanderson Houpillard - 18/06/2018
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CLUBBELL

Antes de falar sobre os benefícios de treinar com clubbell, vamos falar um pouco de sua história.

Poucos sabem mas o clubbell tem uma história muita antiga antes do seu surgimento como ferramenta de treino.

Vamos lá!!!

História do Clubbell

A arma mais antiga, o clubell, evoluiu ao longo de milênios em artes marciais devastadoramente eficazes em todo o mundo. Muitas tradições marciais culturais em todo o planeta utilizaram o clubell não apenas para o combate, mas para a saúde restaurativa e força desenvolvida: Kalaripayat indiano, Pahlavani iraniano, Karate Okinawa e SAMBO russo.

O CLUBBELL pode ser rastreado até as competições de strongman na antiga Pérsia. Eles criaram uma vantagem definitiva no treinamento de força e resistência. Durante estes tempos, o levantador de pesos, lutador era chamado de Pahlavan, ou homem forte do clubell. Este exercício físico existia desde o antigo Egito. A forma internacional mais popularizada de Circular Strength Training® originou-se na Índia, embora originalmente derivada da Pérsia e finalmente da Grécia Antiga. Independentemente do método, seja com a karela indiana, ekka, jori e gada, meel iraniano, bulava russo ou chishi de Okinawa, o CLUBBELL pode ser perigoso se não for devidamente aprendido e praticado.

Sim Drº Kehoe trouxe clubells indianos para os EUA da Grã-Bretanha. Em 1862, ele abriu uma loja de Nova York para fabricar clubbells. Para espalhar a notícia, ele enviou amostras gratuitas de seus clubbells a pessoas proeminentes, na esperança de obter endossos positivos. O famoso pugilista da era da Guerra Civil, John Heenan, escreveu-lhe que, como assistente para fins de treinamento, e dando força aos músculos dos braços, punhos e mãos, juntos de fato com todo o sistema muscular, são realmente sem igual. Eles se tornaram uma das instituições da América para trabalho desportivo.

O Presidente dos EUA Grant escreveu para agradecer a Kehoe. Por favor, aceite meus agradecimentos por você ter se lembrado de mim, e em particular dos meus meninos, que eu sei que vão se deleitar muito, bem como receber benefícios de usá-los.

Bornstein afirmou que o Clubbell era o método mais universal de desenvolver a anatomia muscular do corpo humano. Escolas, faculdades e até mesmo seminários teológicos adotaram seu uso em suas respectivas instituições com os resultados mais benéficos. Para manter o corpo em uma condição saudável e vigorosa, ainda não foi inventado nada que, por sua simplicidade e graciosidade, possa ser favoravelmente comparado aos exercícios de clubbell.

Em 1866, Kehoe publicou o Indian Club Exercise, um livro belamente ilustrado que mostra os benefícios do Clubbell, com dois aspectos significativos. Em primeiro lugar, ele distinguiu entre o bastão curto e leve - um taco de uma a quatro libras usado nos exercícios calistênicos do popular Don Walker e Dio Lewis. Em segundo lugar, Kehoe distinguiu o longo clubbell. Os bastões leves se tornaram a moda da Ivy-League na popular cultura vitoriana, e a alavancagem pesada acabou sendo eliminada pela pressão social - ironicamente, em simultâneo com a eventual eliminação de Catch Can e o entusiasmo geral de Strongman.

Muitos voltas do século e fortes modernos como George Jowett, Bob Hoffman, George Hackenschmidt, Paul Von Boeckmann e Slim o Hammerman Farman, e, claro, Ghulum (The Great Gama) Mohammed (foto à esquerda com seu clube 80LBS) usou muitos diferentes tipos de clubes (e variações de clube, como o Weaver Stick, o Thor's Hammer, o Fulcrum Bells, Swing Bars e até mesmo os malhos comprados em loja como substitutos).

O Clubbell foi implementado nos programas de treinamento físico militar para ambos os sexos nos EUA. Posse (1894) afirmou que os clubes eram o mais antigo instrumento conhecido para a ginástica militar.

Em 1914, o Manual de Treinamento Físico do Exército dos Estados Unidos explicou que esses exercícios flexionam os músculos e articulações dos ombros, braços superiores, antebraços e punho. Eles são indicados nos casos em que há uma tendência para o que é conhecido como ligação muscular. (Existem opiniões opostas a respeito dessa afirmação na indústria da cultura física.)

O Clubbell tornou-se um esporte olímpico chamado Ginástica Rítmica em 1904 (St. Louis, EUA) que os americanos venceram em todas as divisões. Ela durou até 1932 (Los Angeles, EUA), que os americanos varreram novamente. A ginástica rítmica diminuiu do cenário olímpico até 2003, quando voltou a subir. Estilo Olímpico O Clubbell® Sport foi lançado em 2003 e está rapidamente se tornando o esporte de resistência mais empolgante do mundo.
Um breve histórico do Clubbell no Mundo e principalmente nos EUA.

Benefícios Clubbell

Não é frequente que um exercício seja tão legal e eficaz ao mesmo tempo, mas o treinamento de clubbell está mudando o jogo.

Os clubbells, é claro, são tradicionalmente armas de mêlée (leia-se: usado para bater cabeças), e a única razão pela qual as pessoas costumavam treinar com eles era melhorar seus talentos em batalha. Não foi até, relativamente há pouco tempo que Personal Trainer e Fisioterapeutas descobriram que são ferramentas incríveis para melhorar o desempenho e a recuperação de atletas de força.

“A amplitude extrema do movimento e a variabilidade da distribuição de peso significam que os clubbells ajudam a melhorar os músculos estabilizadores internos, como o manguito rotador”, diz Jonathan Amato, DPT / CSCS, fisioterapeuta de Bethpage, Nova York. “Os exercícios também causam mais separação das articulações do que o habitual, o que ajuda a lubrificar a articulação e melhorar sua saúde geral. É como uma mudança de óleo: ele consegue o bom fluido e as coisas ruins, o que ajuda a manter tudo lubrificado e saudável ”.

O treinamento se concentra fortemente em diferentes tipos de balanços, e à primeira vista, você pode pensar que um clubbell é apenas um kettlebell desnecessariamente elaborado. Mas a alavanca longa, o peso desequilibrado e os vários planos de movimento significam que os clubbells oferecem muitos benefícios que você não consegue em nenhuma outra ferramenta.

Existem três tipos que são normalmente usados pelos atletas. Mas o nosso foco hoje é falar sobre o CLUBBELL.

Às vezes chamados de clubbells pesados ou clubbells de aço, os sinos do clube podem pesar até 45 libras e são excelentes ferramentas para a construção de força e resistência, particularmente no punho, antebraços e core.

Com um peso mais pesado e repetições mais baixas, Cotter acredita que o aquecimento pode proporcionar um ótimo treino para o clubbell, especialmente se você se concentrar nos movimentos de arremesso. Ao incorporar com um treino de barra, ele sugere o aquecimento com os clubbells, levantando com força e terminando com os kettlebells para realmente martelar a aderência e os antebraços. (Cotter gosta de incorporar padrões de lunging quando quer o trabalho mais baixo do corpo.)

O clubbell combina tecnologia de engenharia moderna com antigos princípios do treinamento de força, a força multi-planar, também conhecida como “força tridimensional”. Este tipo de força é que destaca o treinamento com clubbell de outras ferramentas utilizadas no treinamento de força. O clubbell pode ser usado para melhorar o condicionamento físico através de uma diversidade de movimentos que reproduzem o movimento humano natural, para executar ações simples do dia a dia bem como para realizar atividades mais complexas como, por exemplo, as diferentes práticas esportivas, ou seja, o clubbell ensina você a integrar o seu corpo com movimentos que são diretamente aplicáveis às necessidades do mundo real.

O clubbell permite a execução de movimentos com alta amplitude o que significa que, diferente da maioria dos exercícios executados em máquinas tradicionais de musculação como, por exemplo, empurrar, puxar e rotacionar, os exercícios realizados com clubblells trabalham linhas funcionais de movimento uma vez que, recrutam cadeias musculares para sua realização e não apenas grupos musculares de forma isolada. Até mesmo um clubbell de peso leve pode produzir efeitos significativos no aumento da força o que mais uma vez o destaca das máquinas convencionais, que pelo aumento de sobrecarga, aumentam a pressão sobre as articulações podendo favorecer o desgaste articular com passar do tempo. O treinamento com clubbell fortalece as articulações através de tração e absorção de impactos.

Você pode usar o clubbell para treinar habilidades específicas, treinamento de resistência, treinamento de força-resistência, treinamento de força máxima, e muito mais. Tudo depende do seu objetivo. Pode-se dizer que um sinônimo para clubbell é VERSATILIDADE.

Veja abaixo alguns benefícios do treinamento:
  • Perda de gordura;
  • Hipertrofia sistêmica (corpo atlético);
  • Desenvolvimento de múltiplas valências físicas como: resistência, potência, coordenação, equilíbrio, agilidade , etc;
  • Melhoria da mobilidade e estabilidade articular, flexibilidade e força do tecido conjuntivo, reduzindo o risco de lesões;
  • Melhoria da força de preensão;
  • Melhoria da postura estática e dinâmica.
Se você quer treinar com essa incrível ferramenta entre em contato conosco!!!

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Autor: Wanderson Houpillard
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