Com.: +55 (11) 2801-8354 Whatsapp: +55 (11) 2801-8354

Por que as pessoas engordam depois da cirurgia bariátrica

by autor: Wanderson Houpillard - 14/02/2018
share
Por que as pessoas engordam depois da cirurgia bariátrica

Antes de começar este texto, vou explicar o que é a cirurgia bariátrica e porque as pessoas engordam mesmo tendo feito a cirurgia.

A Gastroplastia que é conhecida como cirurgia bariátrica e popularmente conhecida como a cirurgia da redução do estomago. Ela tem como objetivo diminuir o tamanho do estômago, fazendo a pessoa perder peso.



A história da cirurgia bariátrica partiu da observação que pacientes gastrectomizados ( exemplo:cirurgia de úlcera gástrica com retirada de parte do estômago) evoluíam com restrição gástrica e conseqüente perda de peso, assim como aqueles que perdiam parte do segmento intestinal evoluíam com disabsorção e também conseqüente perda de peso.



No Brasil o Dr. Arthur Garrido Jr., um dos pioneiros da cirurgia bariátrica no Brasil. Com um extenso e respeitado currículo e mais de 3 mil cirurgias realizadas. Isso tudo na década 80.



De lá pra cá essa cirurgia se aperfeiçou e muita gente vem fazendo.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que apenas nos casos onde as pessoas com IMC acima de 35 Kg/m² e tenham problema de apneia do sono, hipertensão, diabetes, gordura no sangue e problemas articulares e não obtiveram sucesso com reeducação alimentar e atividade física venham a fazer a cirurgia bariátrica.



Sabemos que no Brasil isso não está sendo respeitado. Muitas pessoas acabam fazendo com IMC mais baixo e alguns médicos não seguem a orientação da OMS.

A cirurgia bariátrica possui três tipos básicos:

  • Restritivas;
  • Mistas;
  • Disabsortivas.

As cirurgias que apenas diminuem o tamanho do estômago são chamadas do tipo restritivo (Banda Gástrica Ajustável, Gastroplastia Vertical com Bandagem ou Cirurgia de Mason e a Gastroplastia Vertical em “Sleeve”). A perda de peso se faz pela redução da ingestão de alimentos. Existem também as cirurgias mistas, nas quais há a redução do tamanho do estomago e um desvio do trânsito intestinal. Há, além da redução da ingestão, a diminuição da absorção dos alimentos. As cirurgias mistas podem ser predominantemente restritivas (derivação Gástrica com e sem anel) e predominantemente disabsortivas (derivações bileopancreáticas).

Antes de passar na cirurgia o paciente deve ser avaliado individualmente. Uma avaliação clinico-laboraatorial deve ser realizada com os seguintes exames:

  
  • Aferição da Pressão Arterial;
  • Dosagens da Glicemia;
  • Lipídeos;
  • Dosagens Sanguíneas;
  • Avaliação das Funções Hepáticas;
  • Avaliação Cardíaca;
  • valiação Pulmonar
  • Endoscopia Digestiva;
  • Ecografia abdominal;
  • Avaliação Psicológica.
  •  

Pra quem faz a cirurgia bariátrica o paciente tem uma melhora no peso corporal e nas doenças correlatas.



Viu-se diminuição também:  
  • Pressão Arterial;  
  • Lipídeos Sanguíneos;  
  • Ácido Úrico;  
  • Dores Articulares. 

O paciente que fez uma cirurgia muito disbsortiva tem a maior chance de complicações nutricionais, com anemias por deficiência de ferro, vitamina B12, ácido fólico, deficiência de vitamina D, deficiência de cálcio e podendo chegar a desnutrição.



O paciente tem que fazer reposição vitamínica por tempo indeterminado.

A diarreia pode ser uma complicação nas cirurgias mistas, principalmente na derivação bileopancreática.

A adesão ao tratamento deverá ser avaliada, pois alguns pacientes podem recorrer a preparações de alta densidade calórica e de baixa qualidade nutricional - que além de provocarem hipoglicemia e fenômenos vasomotores (sudorese, taquicardia, sensação de mal-estar) - colocam em risco o sucesso da intervenção em longo prazo, reduzindo a chance do indivíduo perder peso.



A cirurgia antiobesidade é um procedimento complexo e apresenta risco de complicações. A intervenção impõe uma mudança fundamental nos hábitos alimentares dos indivíduos. Portanto, é primordial que o paciente conheça muito bem o procedimento cirúrgico e quais os riscos e benefícios da cirurgia. Desta forma, além das orientações técnicas, o acompanhamento médico, nutricional, psicológico e o apoio da família são aconselháveis em todas as fases do processo.

Os pacientes que perdem muito peso acabam tendo que fazer uma cirurgia plástica pelo excesso de pele. Mas é recomendado que se faça só quando a perda de peso for estabilizada.

Mulheres só poderão engravidar depois de 15 meses ou 18 meses de terem feito a cirurgia bariátrica. A grande perda de peso logo após a cirurgia pode prejudicar o crescimento do feto. Busque o seu médico e quando ele liberar tente engravidar.

Alguns pacientes voltam engordar por causa de alguns motivos.



Graças a grande perda de peso, e por esse peso ser dos músculos, quando você não faz atividade física tende a não manter a massa muscular que é metabólicamente ativa o que faz você gastar mais energia.

Lembre-se: cada cirurgia é uma cirurgia. Quando o seu médico lhe liberar, comece os treinos para manutenção da sua massa muscular e melhora do condicionamento físico.

A Compulsão alimentar não é uma contraindicação para fazer a cirurgia bariátrica. O que é fundamental, nestes casos, é tratar a compulsão antes da cirurgia e fazer acompanhamento para o resto da vida com nutricionista e, principalmente, psiquiatra.

Existem casos que pacientes com compulsão tomam leite condensado e outros doces de forma líquida para saciar sua compulsão. O que gera aumento da gordura corporal.

O pré-operatório é muito importante. A cirurgia bariátrica não trata a obesidade. A pessoa continua se comportando como obesa, por isso, ela precisa de um acompanhamento para a vida toda. É fundamental fazer uma avaliação física, psicológica, nutricional e endocrinológica, além dos exames de preparo.

O pós-operatório da pessoa que faz bariátrica é muito importante. Ela precisa tomar vitamina pelo menos no primeiro ano após a cirurgia. Para manter-se magro é preciso acompanhamento de nutricionista, preparador físico e psicólogo. É preciso fazer musculação para manter a massa magra, que geralmente é reduzida com o emagrecimento rápido.

Uma dieta equilibrada é fundamental para que o emagrecimento seja saudável. As mulheres precisam ficar ainda mais atentas à deficiência de vitaminas porque há fatores fisiológicos que fazem com que elas percam mais nutrientes, como a menstruação.

Envolver a família na mudança de hábitos alimentares ajuda a sustentar a perda de peso. As orientações médicas precisam ser seguidas à risca e as desculpas que vão surgir no meio do caminho para que a pessoa coma mais devem ser ignoradas.

Se você já fez a bariátrica e está começando a engordar de novo, chegou o momento para ter a melhor empresa de Personal Trainer ao seu alcance.



Vamos lhe oferecer:  
  • Dietoterapia
  • Coaching
  • Meditação
  • Treinamento Físico
Não tem como você voltar a engordar com essa estrutura que vamos lhe oferecer.

Quer saber mais? Clique no link e preencha o formulário de contato.

Clique aqui >>> Continue Magro

Estamos esperando para lhe manter MAGRO!!!

  • cirurgia bariátrica; engordar
share
Wanderson Houpillard
Autor: Wanderson Houpillard
Mini-curriculo: Formado em Educação Física, otimista com a Profissão e entusiasta pelos novos formatos de mídia online e estudante nas horas vagas de programação.
Facebook Wanderson Houpillard Youtube Wanderson Houpillard Twitter Wanderson Houpillard Whatsapp Wanderson Houpillard Linkedin Wanderson Houpillard
Comentários:
leia Também:

Personal Trainer Online 11 Motivos para você ter um

Personal Trainer Online 11 Motivos para você ter um

Antes de começar a escrever sobre os motivos de você ter um Personal Trainer OnLine, vamos escrever o porque de começarmos a oferecer esse serviço. 

Assessoria Esportiva Condomínios: Meu Condomínio é CLUBE só no NOME

Assessoria Esportiva Condomínios: Meu Condomínio é CLUBE só no NOME

O sonho de morar em um Condomínio Clube onde se tem tudo, sem precisar sair para fazer nada, muitas vezes é vendido e na entrega não é bem isso.

O corretor de imóveis fala das áreas comuns e das maravilhas que são estas áreas. Mostra o salão de festas e...

Quer Trabalhar Conosco

Você já é Personal Trainer ou pretende ser? Clique no botão assistir e saiba os pré-requisitos para trabalhar na Zacaia Personal Trainer & Terapias Integrativas.
É só CLICAR!!!

Contatos

Entre nas nossas REDES SOCIAIS