Com.: +55 (11) 2801-8354 Whatsapp: +55 (11) 2801-8354

Por que as pessoas engordam depois da cirurgia bariátrica

by autor: Wanderson Houpillard - 14/02/2018
share
Por que as pessoas engordam depois da cirurgia bariátrica

Antes de começar este texto, vou explicar o que é a cirurgia bariátrica e porque as pessoas engordam mesmo tendo feito a cirurgia.

A Gastroplastia que é conhecida como cirurgia bariátrica e popularmente conhecida como a cirurgia da redução do estomago. Ela tem como objetivo diminuir o tamanho do estômago, fazendo a pessoa perder peso.



A história da cirurgia bariátrica partiu da observação que pacientes gastrectomizados ( exemplo:cirurgia de úlcera gástrica com retirada de parte do estômago) evoluíam com restrição gástrica e conseqüente perda de peso, assim como aqueles que perdiam parte do segmento intestinal evoluíam com disabsorção e também conseqüente perda de peso.



No Brasil o Dr. Arthur Garrido Jr., um dos pioneiros da cirurgia bariátrica no Brasil. Com um extenso e respeitado currículo e mais de 3 mil cirurgias realizadas. Isso tudo na década 80.



De lá pra cá essa cirurgia se aperfeiçou e muita gente vem fazendo.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que apenas nos casos onde as pessoas com IMC acima de 35 Kg/m² e tenham problema de apneia do sono, hipertensão, diabetes, gordura no sangue e problemas articulares e não obtiveram sucesso com reeducação alimentar e atividade física venham a fazer a cirurgia bariátrica.



Sabemos que no Brasil isso não está sendo respeitado. Muitas pessoas acabam fazendo com IMC mais baixo e alguns médicos não seguem a orientação da OMS.

A cirurgia bariátrica possui três tipos básicos:

  • Restritivas;
  • Mistas;
  • Disabsortivas.

As cirurgias que apenas diminuem o tamanho do estômago são chamadas do tipo restritivo (Banda Gástrica Ajustável, Gastroplastia Vertical com Bandagem ou Cirurgia de Mason e a Gastroplastia Vertical em “Sleeve”). A perda de peso se faz pela redução da ingestão de alimentos. Existem também as cirurgias mistas, nas quais há a redução do tamanho do estomago e um desvio do trânsito intestinal. Há, além da redução da ingestão, a diminuição da absorção dos alimentos. As cirurgias mistas podem ser predominantemente restritivas (derivação Gástrica com e sem anel) e predominantemente disabsortivas (derivações bileopancreáticas).

Antes de passar na cirurgia o paciente deve ser avaliado individualmente. Uma avaliação clinico-laboraatorial deve ser realizada com os seguintes exames:

  
  • Aferição da Pressão Arterial;
  • Dosagens da Glicemia;
  • Lipídeos;
  • Dosagens Sanguíneas;
  • Avaliação das Funções Hepáticas;
  • Avaliação Cardíaca;
  • valiação Pulmonar
  • Endoscopia Digestiva;
  • Ecografia abdominal;
  • Avaliação Psicológica.
  •  

Pra quem faz a cirurgia bariátrica o paciente tem uma melhora no peso corporal e nas doenças correlatas.



Viu-se diminuição também:  
  • Pressão Arterial;  
  • Lipídeos Sanguíneos;  
  • Ácido Úrico;  
  • Dores Articulares. 

O paciente que fez uma cirurgia muito disbsortiva tem a maior chance de complicações nutricionais, com anemias por deficiência de ferro, vitamina B12, ácido fólico, deficiência de vitamina D, deficiência de cálcio e podendo chegar a desnutrição.



O paciente tem que fazer reposição vitamínica por tempo indeterminado.

A diarreia pode ser uma complicação nas cirurgias mistas, principalmente na derivação bileopancreática.

A adesão ao tratamento deverá ser avaliada, pois alguns pacientes podem recorrer a preparações de alta densidade calórica e de baixa qualidade nutricional - que além de provocarem hipoglicemia e fenômenos vasomotores (sudorese, taquicardia, sensação de mal-estar) - colocam em risco o sucesso da intervenção em longo prazo, reduzindo a chance do indivíduo perder peso.



A cirurgia antiobesidade é um procedimento complexo e apresenta risco de complicações. A intervenção impõe uma mudança fundamental nos hábitos alimentares dos indivíduos. Portanto, é primordial que o paciente conheça muito bem o procedimento cirúrgico e quais os riscos e benefícios da cirurgia. Desta forma, além das orientações técnicas, o acompanhamento médico, nutricional, psicológico e o apoio da família são aconselháveis em todas as fases do processo.

Os pacientes que perdem muito peso acabam tendo que fazer uma cirurgia plástica pelo excesso de pele. Mas é recomendado que se faça só quando a perda de peso for estabilizada.

Mulheres só poderão engravidar depois de 15 meses ou 18 meses de terem feito a cirurgia bariátrica. A grande perda de peso logo após a cirurgia pode prejudicar o crescimento do feto. Busque o seu médico e quando ele liberar tente engravidar.

Alguns pacientes voltam engordar por causa de alguns motivos.



Graças a grande perda de peso, e por esse peso ser dos músculos, quando você não faz atividade física tende a não manter a massa muscular que é metabólicamente ativa o que faz você gastar mais energia.

Lembre-se: cada cirurgia é uma cirurgia. Quando o seu médico lhe liberar, comece os treinos para manutenção da sua massa muscular e melhora do condicionamento físico.

A Compulsão alimentar não é uma contraindicação para fazer a cirurgia bariátrica. O que é fundamental, nestes casos, é tratar a compulsão antes da cirurgia e fazer acompanhamento para o resto da vida com nutricionista e, principalmente, psiquiatra.

Existem casos que pacientes com compulsão tomam leite condensado e outros doces de forma líquida para saciar sua compulsão. O que gera aumento da gordura corporal.

O pré-operatório é muito importante. A cirurgia bariátrica não trata a obesidade. A pessoa continua se comportando como obesa, por isso, ela precisa de um acompanhamento para a vida toda. É fundamental fazer uma avaliação física, psicológica, nutricional e endocrinológica, além dos exames de preparo.

O pós-operatório da pessoa que faz bariátrica é muito importante. Ela precisa tomar vitamina pelo menos no primeiro ano após a cirurgia. Para manter-se magro é preciso acompanhamento de nutricionista, preparador físico e psicólogo. É preciso fazer musculação para manter a massa magra, que geralmente é reduzida com o emagrecimento rápido.

Uma dieta equilibrada é fundamental para que o emagrecimento seja saudável. As mulheres precisam ficar ainda mais atentas à deficiência de vitaminas porque há fatores fisiológicos que fazem com que elas percam mais nutrientes, como a menstruação.

Envolver a família na mudança de hábitos alimentares ajuda a sustentar a perda de peso. As orientações médicas precisam ser seguidas à risca e as desculpas que vão surgir no meio do caminho para que a pessoa coma mais devem ser ignoradas.

Se você já fez a bariátrica e está começando a engordar de novo, chegou o momento para ter a melhor empresa de Personal Trainer ao seu alcance.



Vamos lhe oferecer:  
  • Dietoterapia
  • Coaching
  • Meditação
  • Treinamento Físico
Não tem como você voltar a engordar com essa estrutura que vamos lhe oferecer.

Quer saber mais? Clique no link e preencha o formulário de contato.

Clique aqui >>> Continue Magro

Estamos esperando para lhe manter MAGRO!!!

  • cirurgia bariátrica; engordar
share
Wanderson Houpillard
Autor: Wanderson Houpillard
Mini-curriculo: Formado em Educação Física, otimista com a Profissão e entusiasta pelos novos formatos de mídia online e estudante nas horas vagas de programação.
Facebook Wanderson Houpillard Youtube Wanderson Houpillard Twitter Wanderson Houpillard Whatsapp Wanderson Houpillard Linkedin Wanderson Houpillard
Comentários:
leia Também:

Personal Trainer Connect

Personal Trainer Connect

O site Personal Trainer Connect é um portal para aqueles que buscam o serviços de Personal Trainer, Nutrição, Fisioterapia entre outras da área de saúde.

Acabamos de fechar uma parceria para que nossos profissionais estejam neste Portal, que busca...

Não consigo EMAGRECER, chega

Não consigo EMAGRECER, chega

Não consigo EMAGRECER, já fiz de tudo. 

Já fiz dieta dos pontos, dieta da lua, contei calórias e até jejum.

O resultado é sempre o mesmo, perco algum peso e depois volto a engordar.

Ganhei peso depois da gestação e de lá pra cá...

Quer Trabalhar Conosco

Você já é Personal Trainer ou pretende ser? Clique no botão assistir e saiba os pré-requisitos para trabalhar na Zacaia Personal Trainer & Terapias Integrativas.
É só CLICAR!!!

Contatos

Entre nas nossas REDES SOCIAIS