Refrigerante leva à obesidade. Depende de quem financia o estudo

Publicado por Wanderson Houpillard - Personal Trainer em 13/01/2014.

Refrigerante leva à obesidade. Depende de quem financia o estudo
Fonte: The New York Times

Existem estudos científicos de qualidade que demonstram que beber refrigerantes com açúcar aumenta o risco de obesidade? A resposta pode depender de quem financia esses estudos.

Os pesquisadores examinaram 17 análises extensas (com 18 conjuntos de conclusões, pois um dos resultados separou adultos de crianças). Seis estudos relataram terem sido financiados por grupos de indústrias como Coca-Cola, PepsiCo e Associação Americana de Bebidas. Os outros 12 estudos declararam não possuir conflitos de interesses. A análise foi publicada na edição de dezembro do periódico PLoS Medicine.

Entre as 12 revisões sem conflitos de interesses, dez (ou 83,3%), relataram que as bebidas açucaradas estão associadas à obesidade e ao ganho de peso. Os estudos financiados pela indústria obtiveram um resultado inverso: dos seis estudos financiados pela indústria, cinco (ou 83,3 %) afirmaram que as evidências não foram suficientes para tirar conclusões.

"Eu não afirmaria que somente a participação da indústria seja suficiente para rejeitar os resultados desses estudos por completo como pesquisa de nutrição", afirmou Maira Bes-Rastrollo, principal autora do estudo e professora de Medicina Preventiva da Universidade de Navarra, na Espanha. "Todavia, eu acredito que o público em geral e a comunidade científica devem ficar atentos aos interesses da indústria alimentícia, que podem influenciar as conclusões."

Mas independentemente de levar ou não a obesidade. Procure fazer Atividade Física e com um Personal Trainer, um profissional habilitado. 
Divulgue este artigo!
Comente este Artigo...

Contato

Tel.: (11)2801-8354
Whatsapp.: (11)94366-3265

Mídia

Aqui você vai saber tudo que estão falando de nossa empresa na mídia, clique no botão e veja matérias de jornais, revistas e televisão.

Trabalhe Conosco

Você gostaria de fazer parte da nossa equipe, mande nós um email com seu curriculo e no assunto coloque rh, e no corpo do email coloque uma breve descrição sobre você e o seu trabalho como personal trainer, envie para este email: rh@zacaiapersonaltrainer.com.br

Copyright © 2012 ZacaiaPersonalTrainer.com.br - Zacaia Personal Trainer e Consultoria em Qualidade de Vida ∞