Com.: +55 (11) 2801-8354 Whatsapp: +55 (11) 2801-8354

Treinamento Funcional

by autor: Wanderson Houpillard - 07/01/2014
share
Treinamento Funcional

O Treinamento Funcional é uma classificação de exercícios que envolvem o treinamento do corpo para as atividades realizadas no dia-a-dia.

O Sistema de Treinamento Funcional foi criado com foco nos movimentos fundamentais do Homem primitivo e que são executados no cotidiano do Homem Moderno, são eles os movimentos de agachar, avançar, puxar, empurrar, levantar e girar.

O que é o Treinamento Funcional?


O treinamento funcional tem suas origens na reabilitação. Fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, muitas vezes usam essa abordagem para treinar pacientes com distúrbios de movimento. As intervenções são projetados para incorporar tarefa e contexto da prática específica em áreas significativas para cada paciente, com um objetivo global de independência funcional. Por exemplo, exercícios que imitam o que os pacientes fazem em casa ou no trabalho podem ser incluídos no tratamento, a fim de ajudar à retornarem para suas vidas ou trabalhos após uma lesão ou cirurgia. Assim, se o trabalho de um paciente é o pai de crianças pequenas, o seu treino será dirigido para que ele consiga ter a sua auto independência no dia-a-dia, e se o paciente fosse um corredor de maratona, o seu treinamento seria voltado para re-construção de sua resistência. No entanto, os tratamentos são concebidos após cuidadosa consideração a condição do paciente, o que ele ou ela 
gostariam de alcançar, e garantir que os objetivos do tratamento ou treinamento, sejam realistas e realizáveis.

O treinamento funcional tenta adaptar ou desenvolver exercícios que permitem aos indivíduos realizarem as atividades da vida diária com mais facilidade e sem lesionar.  

No contexto da musculação, o treinamento funcional envolve, principalmente, as atividades com pesos voltados para os músculos do abdômen e da região lombar. A maioria das instalações de fitness têm uma variedade de máquinas de treinamento de peso e que têm como alvo, isolar os músculos específicos. Como resultado, os movimentos não são necessariamente e tem qualquer relação com os movimentos que as pessoas fazem em suas atividades regulares ou esportes.

Na reabilitação, a formação não tem necessariamente de envolver atividades com sobrecarga, mas pode atingir qualquer tarefa ou uma combinação de tarefas que um paciente está tendo dificuldades. 

Atualmente no esporte o Treinamento Funcional vem sendo utilizado para que atletas, se beneficiem de um programa de exercícios que envolvam sua especificidade esportiva. Como agachar nos três planos de movimento, fazendo que o atleta tenha seu organismo desenvolvido para à sua necessidade competitiva na hora de uma competição.

Treinamento Funcional programa de exercícios


Para ser eficaz, um programa de Exercícios Funcionais, ele deve incluir um número de elementos diferentes que possam ser adaptados às necessidades e objetivos do indivíduo: 

-> Com base em tarefas funcionais voltados para as atividades da vida diária ou esportivas;
-> Individualizado(Personal Trainer) - um programa de treinamento deve ser adaptado a cada indivíduo;
-> Qualquer programa deve ser específico para as metas do indivíduo, com foco em tarefas significativas. 
-> Ele também deve ser específico para o estado individual da saúde do indivíduo, incluindo a presença ou histórico de lesão. 
-> Uma avaliação deve ser realizada para ajudar a seleção de exercícios guias e carga de trabalho. A Zacaia - Personal Trainer, utiliza como avaliação funcional o FMS(Functional Movement Screen), em breve estaremos escrevendo sobre essa Avaliação Funcional;
-> Integrado - Deve incluir uma variedade de exercícios que trabalhem Flexibilidade, Estabilidade, CORE, Força e suas variedades, com foco em vários planos de movimento;
-> Progressivo - Progressivamente o treinamento aumenta a dificuldade da tarefa;
-> Periodizado - Principalmente através da formação com a prática distribuída e variando as tarefas.
-> Repetida com freqüência;
-> Uso de manipulação de objetos da vida real;
-> Realizada em ambientes de contexto específico;
-> Existem muito mais exemplos que um programa de exercícios de Treinamento Funcional deve conter.

Treinamento Funcional Equipamentos


Máquinas musculação padrão são de uso limitado para o treinamento funcional - seus padrões fixos raramente imitam os movimentos naturais, e eles concentram os esforços em um único grupo muscular, ao invés de concentrar nos músculos estabilizadores e os músculos periféricos.

Algumas opções de equipamentos de Treinamento Funcional incluem:

-> Clubbells;
-> Macebells;
-> Máquinas com cabos de altura variável(Cross Over Funcional);
-> Barras;
-> Halteres;
-> Medicineball;
-> kettlebells;
-> Treinamento com o próprio corpo(Bodyweight training);
-> Physioballs (também chamado de bolas suíças ou bolas de exercício);
-> Tubos de resistência
-> Rocker ou placas de oscilação
-> Todo o equipamento de vibração de corpo (também chamado de VCI ou Acceleration Training);
-> Discos de equilíbrio;
-> Sacos de areia;
-> Sistema de suspensão(TRX);
-> Slideboard.

Fique atento aos nossos artigos, em breve estaremos colocando vídeos de Treinamento Funcional.

Se você gostou? COMPARTILHE!!!

  • treinamento funcional;exercícios;equipamentos;emagrece
share
Wanderson Houpillard
Autor: Wanderson Houpillard
Mini-curriculo: Formado em Educação Física, otimista com a Profissão e entusiasta pelos novos formatos de mídia online e estudante nas horas vagas de programação.
Facebook Wanderson Houpillard Youtube Wanderson Houpillard Twitter Wanderson Houpillard Whatsapp Wanderson Houpillard Linkedin Wanderson Houpillard
Comentários:
leia Também:

Por que as pessoas engordam depois da cirurgia bariátrica

Por que as pessoas engordam depois da cirurgia bariátrica

A Obesidade é um mal que assola o Brasil e muitas pessoas buscam uma maneira de sair desta doença. Uma delas é a Cirurgia Bariátrica. Você sabe o porque que as pessoas engordam mesmo depois de terem feito a cirurgia?

Preço ou Valor na contratação de um Personal Trainer

Preço ou Valor na contratação de um Personal Trainer

É muito comum ao recebermos um telefonema ou e-mail de orçamento, a primeira pergunta é: Quanto custa o serviço de Personal...

Quer Trabalhar Conosco

Você já é Personal Trainer ou pretende ser? Clique no botão assistir e saiba os pré-requisitos para trabalhar na Zacaia Personal Trainer & Terapias Integrativas.
É só CLICAR!!!

Contatos

Entre nas nossas REDES SOCIAIS